Aprendemos que é possível ser feliz simplesmente pelo fato de estarmos vivendo
Uma pessoa alegre transmite paz, alegria e solidariedade ao seu redor. Compartilhe alegria
sábado, 20 de novembro de 2010
oFA
OFA-2010-RESUMO
Prova do ofa 2010- Resumo
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Ciencias-A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM
A Educação Ambiental deve ser um processo contínuo e permanente de construção de conhecimento e, a escola é um espaço essencial para o desenvolvimento de práticas ambientais. Considerando a dificuldade dos professores em desenvolver práticas voltadas à Educação Ambiental e a falta de material didático para este fim, o presente artigo teve como objetivo a elaboração de um jogo didático de baixo custo, através deste espera-se trabalhar alguns princípios básicos da educação ambiental: sensibilização, mostrando a importância da preservação do meio ambiente; conhecimento sobre o homem e sua influência nos processos ecológicos; e mudança de atitude em relação a práticas danosas ao meio. A escolha pelo jogo deve-se por considerá-lo um instrumento importante na formação cognitiva do aluno e também no desenvolvimento de atividades dinâmicas e motivadoras. O ensino da Educação Ambiental, para ser efetivo não precisa necessariamente ser algo formal, este processo é repleto de conceitos e questionamentos, portanto, deve ser dinâmico e motivador, para que se torne prazeroso tanto para o aluno enquanto aprende, como para o professor que ensina. O jogo didático, nesse sentido, atua como um importante instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, proporcionando ao professor um subsidio extra para desenvolver a Educação Ambiental, e permitindo ao aluno vivenciar situações-problema relacionadas às questões sócio-ambientais, com possibilidades de melhorar a comunidade em que vive.A educação ambiental tem o papel de construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Sua concepção pode ser colocada em prática por meio formal, dentro da escola, bem como de modo informal, através dos meios de comunicação (VALENTIN & SANTANA, 2006). Ambos os processos tem em comum a ideia de que é necessário formar cidadãos sensibilizados capazes de tomar decisões conscientes para a vida (SEGURA, 2001).
A forma de apresentação da temática ambiental no contexto escolar foi abordada dentro da perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1997). De acordo com os PCN, a educação é vista como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental, onde novas posturas e novos pontos de vistas devem ser adotados. Na escola, os conteúdos de meio ambiente devem ser integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo criar uma visão global e abrangente da questão ambiental (TOMAZELLO, 2001). Contudo é imprescindível trabalhar a Educação Ambiental na perspectiva da transversalidade, apontada neste documento, que enfatiza como estratégia metodológica, a utilização de projetos, revela-se um desafio que as escolas vêm enfrentando com muitas dificuldades (VALENTIN & SANTANA, 2006).
Em sua grande maioria a abordagem instrucionista se mantém, desconsiderando-se ainda as potencialidades de cada indivíduo não o auxiliando a desenvolver seu pensamento crítico (EFFTING, 2007). Na visão moderna da educação, aprender brincando torna-se parte integrante da ação educadora por prover o emprego do elemento lúdico como forma de atrair a atenção do aprendiz, convidando-o a experimentar um universo contextualizado ao objeto epistêmico em consideração. Dessa forma, foge-se da abordagem instrucionista (EFFTING, 2007).
Neste contexto as atividades lúdicas são matéria-prima, para a educação ambiental, tem por objetivo, a partir de novos valores e atitudes, restabelecer os laços com a natureza e, inserir o educando no processo de transformação, que caminha no sentido de promover uma relação de equilíbrio entre a sociedade e a natureza (RUIZ & SCHAWARTZ, 2002).
A inclusão de modalidades didáticas diversificadas, empregadas como instrumento de ensino, permite ao professor atender a situações específicas dentro do processo de ensino-aprendizagem, encontrando soluções que se adequam a cada caso, contemplando diferenças individuais e atraindo o interesse do aluno (KRASILCHIK, 2004). Atividades lúdicas, utilizadas de forma crítica e criativa, tornam-se um rico e interessante material didático que dão oportunidade ao professor de ampliar sua ação educativa (REIS, 2001). O jogo, como estratégia didática, é uma importante ferramenta educacional que pode auxiliar o trabalho pedagógico em todos os níveis de ensino e nas diversas áreas do conhecimento, tanto como atividade em sala de aula, quanto extraclasse. Atividades envolvendo jogos facilitam, de forma divertida e prazerosa, o entendimento de conteúdos considerados de difícil aprendizagem (MIRANDA, 2001). De acordo com Krasilchik (2004), os jogos didáticos são formas simples de simulação, cuja função é ajudar a memorizar fatos e conceitos.
De acordo com Rego (2002), é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Segundo ele, a criança comporta-se de forma mais avançada do que em atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.
Afirmando que os objetivos dos jogos ou das atividades lúdicas não se resumem apenas a facilitar que o aluno memorize o assunto abordado, mas sim a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, ao pensamento e, consequentemente à (re)construção do seu conhecimento (BALESTRO & MONTALVANI, 2004).
Este projeto traz como proposta de trabalho a elaboração de um jogo didático de baixo custo, através deste espera-se trabalhar alguns princípios da educação ambiental: sensibilização, mostrando a importância da preservação do meio ambiente, o processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico; responsabilidade, reconhecimento do ser humano como principal protagonista; consequentemente espera-se uma mudança de atitude. Assim sendo a escola é o espaço social e o local onde o aluno será sensibilizado para as ações ambientais e fora do âmbito escolar ele será capaz de dar sequência ao seu processo de socialização.
MATERIAIS E METÓDOS
O jogo consiste em um tabuleiro que foi confeccionado em E. V. A (Evenil Venilico acetilico), este foi recortado em retângulos 21x23 cm, 12 retângulos ao todo, cada retângulo representa uma casa do tabuleiro, que possuirá um símbolo e um cartão tarefa anexado a ela, estas tarefas foram elaboradas visando um processo gradual de assimilação e sensibilização, tais tarefas se alternam ao longo do tabuleiro, imagens, vídeos, situações-problemas, a sequência das casas fica melhor demonstrada conforme a figura 1.
Figura-1. Sequência das casas que se alternam e repetem ao longo do tabuleiro, segundo o princípio pedagógico desenvolvido.
Ao final do percurso a última casa, possui como símbolo uma lâmpada, neste momento uma problemática ambiental de maior relevância é exposta, o grupo terá como desafio a resolução desta, para assim conquistar a vitória, esta questão será um resumo de tudo o que foi em suma trabalhado ao longo do jogo, aproveitando para avaliar o nível de conhecimento adquirido por parte dos educandos ao longo desta prática. Para a execução deste jogo é necessário o uso de data-show para projeção das fotos e trechos dos filmes relacionados a temática, o tabuleiro será fixado no quadro como descrito na figura 2.
Figura-2. Tabuleiro do jogo fixado no quadro, para uma boa visualização de todos.
O método de aplicação do jogo foi estruturado em: conceituação e esclarecimento da temática envolvida no jogo, preparação para a atividade (formação das equipes); fornecimento de instruções sobre as regras; ensaio (rodada de simulação); realização da primeira rodada (o jogo é composto por apenas uma rodada) apuração dos resultados e avaliação do jogo por parte dos alunos.
As regras do jogo são muito simples tendo em vista que quando o aluno não compreende as regras ele perde o interesse pelo jogo; portanto, estas devem ser bem claras e sem muita complexidade a fim de motivar o estudante buscando seu interesse pelo desafio e pelo desejo de participar da atividade proposta. Os alunos serão divididos em dois grupos, cada grupo elegerá um representante para responder oralmente os desafios propostos em cada casa, o representante irá transmitir a resposta elaborada por todo grupo a qual pertence, propiciando a troca de experiência, despertando valores relativos à autonomia, capacidade de convivência e diálogo.
O jogo se inicia com as duas pecinhas de cores diferentes, cada uma representando uma equipe, posicionadas no início do tabuleiro os dois grupos partirão do mesmo ponto e avançarão a medida que forem resolvendo as situações propostas. A casa com o símbolo de uma câmera fotográfica, traz imagens sobre a problemática ambiental, será pedido ao aluno que construa uma narrativa baseada na imagem apresentada. Caso o professor considere que narrativa seja coerente à imagem apresentada, o grupo passa para a próxima casa.
O próximo símbolo contém um trecho de um vídeo, enfatizando temáticas frequentemente recorrentes a fim de que se possa trabalhar a sensibilização, através dos recursos áudio-visuais, altamente instigantes ao sistema sensorial. Uma estória será contada em concomitância com o vídeo apresentado, a tarefa do aluno será criar um final para ela, os critérios avaliados pelo mediador serão a coerência, autenticidade e criatividade. Atendidos estes requisitos, a equipe continua e avança para a próxima casa.
O tempo limite para a elaboração da resposta é estipulado pelo professor com base no tempo médio em que seus alunos (baseada em sua experiência com a turma) levam para construir seu raciocínio. Caso não se tenha a resposta ao final do tempo, o grupo perde a chance de passar para a próxima casa, passando a vez para o grupo oponente.
A última casa virá com uma situação-problema onde a equipe unida chegará a um consenso e uma possível solução para a mesma, esta temática se propõe a trabalhar situações rotineiras em que uma população esteja envolvida em condições embaraçosas que culminariam em problemas mais sérios se estes hábitos não fossem mudados. A problemática giraria em torno da mudança de comportamentos e atitudes.
Durante o jogo o professor será o mediador auxiliando na tarefa de formulação e de reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio dos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e também incentivando a cooperação e a discussão dos temas em questão, resultando na manifestação de diferentes pontos de vista.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Dia da Bandeira
História
A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
Normas
Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
Dia da Bandeira
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.
domingo, 14 de novembro de 2010
pode ser tarde
Ciencias-SAÚDE
( ) não comer carne.
( ) lavar as mãos antes de comer.
( ) assar ou cozinhar bem as carnes de boi e de porco.
O que pode ser feito para impedir as lombrigas?
( ) fazer as necessidades no chão.
( ) não usar fezes de gente como adubo de horta.
( ) lavar as mãos antes de comer.
( )lavar bem as mãos depois de fazer as necessidades.
( ) manter as unhas cortadas.
( ) andar sempre calçado.
( ) não comer carne.
( ) lavar as mãos antes de comer.
( ) assar ou cozinhar bem as carnes de boi e de porco.
O que pode ser feito para impedir as lombrigas?
( ) fazer as necessidades no chão.
( ) não usar fezes de gente como adubo de horta.
( ) lavar as mãos antes de comer.
( )lavar bem as mãos depois de fazer as necessidades.
( ) manter as unhas cortadas.
( ) andar sempre calçado.